MANUAL TÉCNICO DA LAJE PRÉ FABRICADA

1- CONDIÇÕES DE VENDA

Não está incluso no preço da laje frete, ferragem de distribuição, netivos, nervuras de travamento, areia, brita e cimento, Ferragens de distribuição e negativos de uso obrigatório em todas as lajes. A conferência de mercadoria deverá ser no ato da entrega, não aceitamos reclamações posteriores.
Forncemos orçamento sem compromisso e medimos em todas as regiões de Cianorte, gratís. Caso a medida for do cliente não repomos material.

2- TRANSPORTE DO MATERIAL

Ao transportar as bigas convencionais, não pegar pela ferragem, pois há risco da ferragem soltar da capa do concreto, ocorrendo um danificação ao até mesmo perda total da mesma.
As vigas acima de 3.00 metros deverão ser transportada por dois operários. Veja a maneira correta no desenho ao lado:

MANEIRA CORRETA DE TRANSPORTAR

3- DISTRIBUIÇÃO DAS LAJES

Antes de distribuir as vigas, verificar se as paredes estão niveladas ao distribuir as vigas colocar inicialmente um tipo de cada lado até acertar as posição definida de cada viga. Sempre começar a montage da laje com o tijolo apoiando na parede ou viga armarda, evitando que falte viga no final do vão. Veja o desenho ao lado:

COLOCAÇÃO

4- ESCORAMENTOS

Na fase de escoramentos é uma das etapas mais importantes na execução de sua laje pré-moldada. Deve ser feito antes da colocação das vigotas, apoiando em base firme sobre escoras. Escorar todos os vão, com intervalos definidos em projeto, com uma travessa de madeira em espelho e pontalete mais alta que o nível do respaldo, 18 dias após a concretagem. Depois de observar rigorosamente a direção, quantidade e comprimento das vigas dos respectivos vão, colocar sobre apoios encostadas com os tijolos intermediários uma ao lado da outra. Utilize pedaços de tábua para uma melhor distribuição no solo ou preferencialmente fazer piso grosso antes de montagem da laje. Nunca deixar vão a partir de 1,30m sem linhas de escora ou seguir de acordo com projeto. Distribuia as vigas de cada vão de acordo com o tamanho e o sentido indicado na planta de montagem. É necessário que esta vigas apóiem no minimo 5c sobre a paredes, inicie a montagem com o elemento intermediário (cerâmico ou EPS) junto as extremidades e prossiga, colocando uma vifa a cada intervalo. Esteja atento para não deixar folgas e mantenha a distribuição no esquadro.

Atenção: Para não caminhar diretamente sobre a lajotas, utilize tábiuas para transitar sobre a lajes até a concretagem. Nunca apóie o tijolo totalmente na cinta ou na parede, para não impedir que o concreto desça para fazer devidas ligações.

5- CONTRA - FECHA

É utlizada com oum recurso para compensar as conseguência indesejáveis das deformações devido à ação das cargas na lajes. Deve ser aplicada na fase de execução do escoramento de acordo com o projeto de montagem da laje. Veja a figura e tabela ao lado:

6 - FERRAGEM DE DISTRIBUIÇÃO

Deve ser utilizada em todoas as lajes. A ferragem dever ser distribuida no sentido transversal das vigotas como ferro na bitola 4,2 mm espaçadas no máximo a cada 25 cm ou 5.0 mm espaçadas no máximo a cada 30 cm. OBS.: Usar no mínimo de 3 fios por M@, Esta armadura é importante, pois evita o fissuramento de concreto. Na laje convencional usar a cada 30 cm no sentido transversal e 1,0 m no sentido da viga, ou seguir de acordo com o projeto. Ver detalhamento.

7 - NERVURA DE TRAVAMENTO

Para assegurar maior estabilidade na sua laje e reduzir o efeito das deformações é necessario à execução de nervuras transfersais sempre que hava cargas concentradas a distribuir, ou seja, paredes transversais sobre a laje, ou quando o vão for superior a 4,m m, exigindo-se duas nervuras se o vão ultrapassar a 6,0m. Ver detalhamento

8 - CARGAS CONCENTRADAS

Nunca coloque parede sobre a laje sem previas definições. Quando houver cargas concentradas nas lajes (parede sobre laje), deverá ser utlizadas nervuras de travamentos quando a parede for no sentido transversal da laje. e uando for no sentido da laje utlizar vigas paralelas conforme a figura ao lado. alem desses recursos à laje deverá ser reforçada para resistir esses carregamentos adicionais. Consulte-nos

9 - NEGATIVOS

Para resistir a momentos negaticos, adicionar no topo das vigotas, ferros negativos no apoio da laje em alvenaria ou viga armada. Usar o ferro 1/5 o tamanho do vão. Veja detalhamento ao lado e consultar detalhamento.

10 - Balanço

Para combater os momentos fletores negativos, tração superior nos balanços deverá ser utlizada ferragem negativa para os balanços. Assegurar que a ferragem seja bem posicionada, devendo ficar a 1 (um) cm da superficie da capa de concreto. O comprimento do aço deve sr 3 (três) vezes o comprimento do balanço. veja detalhamento ao lado e consultar detalhamento

11 - Eletricidade

Colocar os condutores e caixas logo após a colocação da lajes, antes de concretagem.

12 - CONSUMO DE CONCRETO E PESO PRÓPRIO

13 - CONCRETAGEM

É necessário andar durante a montagem e concretagem sobre tábuas. Nunca pise diretamente no tijolo. Molhar bastante a laje antes do lançamento do concreto para evitar que as peças absorvam a água do concreto. Nunca acumular concreto em um só local da laje, pra não criar carga concentrada na laje. Usar 105 litros de areia, 105 litros de pedra e zero e 1 saco de cimento CPE II 32 e 26 litros de água (areia média úmida) ou 19 litros de água (areia muito úmida). OBS: FCK>20 MPA. Este traço é apenas sugestão, o ideal é fazer anállise em laboratório especializado devido a grande variedade dos agregados utilizados. Espalhe bem o concreto preenchendo todos os espaços vazio, principalmente nos encontros entre as vigas e lajotas garantindo a solidez do conjunto. Após o capeamento realizado, molhe bem a laje durante cinco dias efetuando assim, a cura do concreto. Sendo que nos dois primeiros dias, molhar em intervalos menores, poruqe é a parte mais critica da cura. É importante destacar que só dever ser retirado o escoramento somente após 18 dias da concretagem. Retirar o escoramente do centro para as extremidades.

14 - TERMO DE GARANTIA

Nossa responsabilidade se limita ao uso correto de todas as nossa intruções citadas acima.


Construlajes


Pousada Brasil

Clínica Vita

Clinica Integral

Romanus Motel

Banco Sicredi

Galpão no Rodoanel - SP

Petrobras - Lubnol - CE

Rod. Fernão Dias

Rodovia PR 323, Km 225
CEP. 87211-400 - Cianorte - PR

44-9881-8400
44-9881-2190

Peça já seu Orçamento